Translate

sábado, 7 de julho de 2012

Biscoito de queijo feito com coalhada, creme de leite e manteiga de garrafa.

Biscoito de queijo é um vício para mim. Filho de um mineiro e uma campo-grandensse, uniram-se os históricos das famílias que fizeram da combinação polvilho e queijo, deliciosas quitandas.

E o mais legal de se trabalhar com esse tipo de massa é a possibilidade de variar os ingredientes. Assim como criei para esta receita.

Desculpe a falta de imagens durante o processo, me envolvi e acabei esquecendo de tirar. Mas não tem segredo.

500 g de polvilho caipira
350 g de queijo minas da Canastra ralado fino
100 g de parmesão ralado grosso
50 g de gorgonzola
200 ml de coalhada caseira*
150 ml de creme de leite
100 ml de manteiga de garrafa (manteiga do sertão)
5 a 6 ovos caipiras
sal

*Coalhada: Ferva 2 litros de leite, dê preferência aos de saquinho. Após abrir fervura, apague o fogo e espere que o leite resfrie até 45ºC. Coloque um copo de iogurte integral natural. Tampe, envolva em uma pano de prato e deixe em uma lugar fechado como um forno de microondas ou forno convencional. Deve ser um lugar que não receba frio, abafado para que dê certo. Cerca de 12 a 15 horas terá a coalhada, mude para outro recipiente e conserve em geladeira.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha em temperatura ambiente. Com exceção do sal e dos ovos. Certamente a manteiga de garrafa terá que aquecê-la um pouco para ficar líquida (30 segundos no microondas ou em água quente.)

Será através dos ovos que vamos achar o ponto certo da massa. Coloque um a um sempre mexendo com as mãos, até que a massa desgrude com facilidade. A média é de 5 ovos mas dependendo da granulação do polvilho pode-se levar um ou dois a mais. Prove a massa e acerte o sal, lembrando que o sal nesses tipos de queijos tem uma variação grande entre marcas ou regiões de produção.

Asse a 200ºC por 20 min em forno elétrico ou 25 no convencional ou até ficarem levemente dourados.


Bom apetite!



Risoto de frutos do mar, açafrão e tomate sweet grape.

Para um risoto autenticamente italiano é necessário um arroz apropriado, e um bom caldo aromatizante e saboroso.

Há no mercado boas marcas italianas de arroz arbório e até mais baratas que as brasileiras. Adquira também um vinho branco seco de qualidade pois ele será o primeiro sabor a ser absorvido pelo amido do arroz.



250gr de arroz arbório
300gr de mix de frutos do mar: camarão, lula, mexilhão e polvo
40gr de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola média
1 colher de café de açafrão
1 colher de café de páprica doce
6 tomates tipo sweet grape (os menores)
200ml de vinho branco seco
500ml de caldo de frango*
1/2 colher de café de semente de erva-doce móida
cebolinha
azeite

* O caldo de frango pode ser adquirido no mercado em forma de tablete ou em pasta e poderá fazê-lo em casa da seguinte forma: Em uma panela doure uma proporção de 1 de cebola para 1/2 de salsão e 1/2 de cenoura, acrescente água e 2 carcaças de frango. Deixe cozinhar por meia hora. Peneire. Use o caldo para preparos na cozinha. Conserve em geladeira por até 3 dias ou congele.

Inicialmente doure no azeite e na metade da manteiga a cebola e o alho bem picados em uma panela pequena e alta. Adicione o arroz e deixe fritar por mais 2 a 3 minutos para que incorpore a gordura. Deite o vinho e sempre mexendo diminua para fogo médio até que o vinho seja todo absorvido.

Acrescente agora aos poucos (em conchas) o caldo de frango, constantemente mexendo. Adicione o açafrão, a páprica e a erva-doce.



Em uma frigideira ao lado, coloque azeite e dê uma salteada por 3 minutos nos frutos do mar, temperados na hora com sal e pimenta chili em pó. Reserve.



Quando notar que arroz está quase ao ponto de risoto, levemente al dente, acrescente os frutos do mar e os tomates inteiros se forem bem pequenos ou parta ao meio caso um pouco maiores.

Acrescente o restante da manteiga e cozinhe por mais 2 minutos. Prove e acerte o sal.


Tire a panela do fogo e deixe descansar 2 minutos. Ao empratar, salpique cebolinha e pimenta do reino e sirva imediatamente.


Bom apetite!



terça-feira, 3 de julho de 2012

Maminha e Bisteca no filão com molho de gorgonzola ao curry.

Segunda-feira gorda, ou seja, hoje nada daquela jantinha light de sopas, caldos e verduras. Uma boa combinação de proteínas e carboidratos é o pedido dessa receita simples (o sabor dela está na justamente na simplicidade).

Vamos dar alguns sabores especiais na mistura das carnes boi e porco, bem como o curry no molho.


Tempere somente com sal grosso a carne de porco e a maminha. Mas antes, "lave" a bisteca com limão deixando alguns minutos no suco. Evite cheiro e gosto fortes. No sal, deixe por 25 minutos depois retire todo o excesso. Fatie as carnes e frite até tostá-las levemente. É uma sanduíche de carne bem passada.


Nessa mesma frigideira, aproveite o residual que fica ali grudado e frite cebola em rodelas para que absorva esses sabores. Reserve.


Para o molho, use meia lata de creme de leite, 50gr de gorgonzola, 25gr de manteiga sem sal, uma pitada de noz-moscada, uma de pimenta chili e uma de curry. Acerte a textura do molho com leite. Prove e corrija o sal se necessário. Esse tipo de queijo tem um gosto bastante acentuado.


No filão, monte com a seguinte ordem para que fique mais firme. Uma cama de cebola a carne por cima e finalize com o molho.


Acompanha deliciosamente uma limonada suíça.



Bom apetite!