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quinta-feira, 28 de junho de 2012

1 pra 2.

Um cozido pra dois pratos.

Por mais que se trabalhe com comida, eventualmente a gente se confronta e afronta com pratos que nunca fizemos.

Soja! Opa! Que eu me lembre, mamãe fazia torradinha no forno, aquelas bolinhas com sal. Um snack saudável.



Comprei outro dia, 2 meses, soja sem casca, partidas ao meio (não sei o porque delas serem/estarem assim) e fiquei sem saber o que fazer com elas, então resolvi afinal fazer algo (????).



Em uma panela frite a soja no azeite, acrescente cebola, alho, alho-poró, molho de tomate italiano com pedaços, uma boa linguiça de pernil sem pele e em gomos e umas 4 cenouras (a cenoura adocica o que é mais azedo ou suaviza o que é amargo) e adicione os temperos: páprica picante, alecrim, semente de erva doce e pimenta chili. Deite água até cobrir tudo e cozinhe em fogo médio.



Prove e acerte o sal, lembrando que linguiça normalmente vem com sal além do ideal.

Deixe reduzir até ficar um molho mais espesso e a soja macia. É uma das formas de servir.


Já para servir em forma de caldo, separe a linguiça. Processe todo o restante acrescentando água até a consistência desejada. Volte à panela o creme junto com a linguiça em fogo médio e sempre mexendo para não grudar no fundo. Acerte o sal se necessário já que mudamos o volume de água. Para servir coloque um punhado de queijo no centro do caldo e salpique cebolinha.



Bom apetite!



terça-feira, 26 de junho de 2012

Contra filé na pressão e cerveja preta.

Normalmente o tipo de carne usada em métodos que utilizam a pressão como aceleradora de cocção é o músculo, muito saborosa por sinal.

Pra esse prato mais uma vez buscaremos a rapidez e a praticidade, então será usado um pedaço de mais ou menos 1kg de contra filé.

É bem simples e o resultado final é muito satisfatório. A idéia de horas de cocção para qualquer tipo de alimento, na verdade não me agrada pois acredito que elimina quase todas as propriedades nutritivas.


Vamos lá. Em uma panela de pressão de 4,5 litros, coloque os ingredientes: 1 cebola cortada em 4 partes, 2 cenouras médias partidas ao meio, 2 pimentas dedo de moça partidas ao meio e com as sementes, meio limão cravo sem sementes, meio talo de alho-poró partido ao meio, uma colher de café de óleo de gergelim, 150gr de molho de tomate italiano, 1 cravo, 1 uma pitada de canela e uma cerveja long neck 355ml de boa qualidade tipo preta (stout ou porter).


Salgue a carne e junte com todos os outros ingredientes, mais a cerveja e água quanto baste para encobrir os alimentos na panela de pressão e cozinhe tudo por 45 minutos a fogo médio/baixo.


Para acompanhar, cozinhe no vapor ou faça o branqueamento de cubos de cenoura, inhame e abóbora. Após levemente cozidos, frite-os em uma frigideira com manteiga e temperados com sal e pimenta do reino. Salteie os legumes para que fiquem crocantes.



Reserve a carne da panela e veja que todos os outros ingredientes desmancharam na panela. Passe o molho em um coador. Ele deve ser consistente e saboroso para ser deitado em cima da carne no momento de servir.


Bom apetite!




Como ninguém gosta de pagar taxa de entrega, a SEMANA DO DELIVERY acabou com ela.


domingo, 24 de junho de 2012

Datafolha

MAURO PAULINO
DIRETOR-GERAL DO DATAFOLHA

Quem melhor pode opinar sobre os restaurantes e os bares de São Paulo são seus usuários assíduos.

Por meio do método científico do Datafolha, o público adulto que frequenta esses estabelecimentos a lazer, ao menos duas vezes por semana, expressou suas impressões e elegeu os melhores da cidade.

Neste ano, o Datafolha ampliou sua amostragem para que consumidores frequentes de 11 categorias de cozinhas específicas pudessem eleger também o melhor restaurante em cada uma delas.

Amplia, assim, o objetivo de inserir e valorizar a opinião pública no mapa gastronômico da cidade, estendendo sua abrangência habitualmente concentrada nos denominados bairros nobres para além da opinião dos especialistas e críticos.

Por serem indicações espontâneas, sem nenhum estímulo aos entrevistados, cada ponto percentual obtido deve ser valorizado como reconhecimento do público ao valor agregado às marcas e uma retribuição dos consumidores a cada estabelecimento citado.