Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Do grão à galinha. Caldinho restaurador.

Quando uma noite de preguiça pede uma comida quentinha, fácil e saudável, além de muito saborosa, podemos pensar em um caldinho restaurador de energias. Afinal é quinta-feira e depois dessa semana complicada em São Paulo, a sexta de happy-hour nos aguarda cheios de energia.

Coloquei coxas de frango sem tempero no forno, naturalmente com a pele  para cima até ficarem bem assadas e crocantes. Não as tire pois vão agregar sabor à proteína. Assim como a gordura da picanha em um churrasco.

Use frango orgânico que é livre de antibióticos. O cheiro e o sabor são totalmente diferentes. Muito melhores.


Para o arroz, pique na faca uma cebola e alguns dentes de alho. Refogue. Em uma panela no fogo com azeite, adicione o arroz, folhas de louro desidratadas e uma colherinha de um mix de temperos triturados que pode ser encontrado em mercados mais especializados: salsa, cebolinha, aipo, manjericão, manjerona, alho-poró, sálvia, nós-moscada, alecrim e gengibre. Adicione água e acerte o sal. Cozinhe até um ponto do arroz mais durinho.


Desfie o frango e deixe partes da pele que estão bem sequinhas. Apenas alguns pedaços pois elas acrescentarão mais sabor ao caldo.

Na panela do arroz junte o frango desfiado e água três dedos acima. Deixe ferver por alguns minutos para que os temperos penetrem na carne. Prove e acerte o sal. Cozinhe mais um pouco, apague o fogo e salpique cebolinha.

Dica: Sirva com metades de ovos de codorna cozidos.

"Degustei" umas três vezes.


Bom apetite!


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Filé de peixe com crosta de farinha de polenta, milho crocante e rúcula.

Já podemos começar recomendando um peixe menos gorduroso. Apesar de se tratar de fritura, vamos deixar o mais sequinho possível.

Hoje busquei bem cedo no mercado dois peixes médios Saint Peter e mais alguns ingredientes.

Limpe bem o peixe em água corrente e tire a pele. Coloque-o em leite e coalhada por cerca de meia hora. Esses líquidos darão uma textura mais suave à proteína. Reserve na geladeira. Peixe é muito perecível, manipule com atenção.


Usei milho em grãos desses que compramos congelados no mercado. Entre o da espiga fresco e os enlatados, essa é melhor opção. Coloque em água fervente para que amoleça, escorra a água e coloque em uma frigideira teflonada. Adicione pouca manteiga de garrafa, cebola e azeitona em fatias e frite bem até ficar crocante, sempre salteando. Acerte o sal. Depois de pronto adicione cebolinha picada.

Para empanar use farinha preparada para polenta. Adicione pouco sal, já que esse tipo de farinha normalmente já vem com sal, mais pimenta chili em pó e lemon pepper. A pimenta que contém no tempero lemon pepper é a do reino e esse tipo não é para deixar picante mas para aromatizar.

Retire os filés da marinada e cubra com o preparado de farinha. Frite em pouco azeite em uma boa frigideira anti-aderente.


Sirva com folhas de rúcula e uma fatia de limão.


Bom apetite!


Costela de porco com arroz de açafrão, cenoura e ervilha.

Se tiver a oportunidade de fazer este prato no fogão à lenha ou na churrasqueira, não deixe de lado. A defumação no momento da cocção dará um sabor mais acentuado à carne. Aqui vamos adaptar ao forno convencional para que possamos fazer-lo em casa.

O resultado é semelhante e tem basicamente as mesmas etapas.

Corte rente ao osso uma boa costela suína, separando assim as ripas umas das outras, ou seja, cada uma ficará com o osso de um lado e carne do outro. Coloque-as em uma travessa de vidro própria para ir ao forno. Acrescente lascas grossas de cebola e os seguintes temperos.


Junte em uma vasilha: Sal, páprica picante, pimenta mexicana habanero em molho, alho partido ao meio, alho frito, mostarda, alecrim desidratado, erva-doce, açúcar mascavo, mel, gotas de óleo de gergelim torrado, um pouco de molho de soja e de tomate italiano. Por fim uma cerveja preta de boa qualidade. Misture tudo e acrescente à carne.


Cubra a travessa com papel alumínio, parte fosca para fora e leve ao forno a 200ºC por cerca de uma hora. Tire o papel e asse por mais uma hora a 230ºC.

Dica: Disponha as ripas da costela com o osso para cima na travessa.


A cebola que vai na receita, além de dar sabor, absorverá parte da gordura e hidratará a carne de porco para que não resseque. Eu não consumo, apenas descarto. Sirva apenas a carne.

Para acompanhar essa proteína. Faça um arroz com açafrão. Doure cebola e alho na banha de porco, acrescente arroz previamente lavado, cubos de cenoura. Acerte o sal e cozinhe na panela semi tampada. Ao final da cocção acrescente as ervilhas.


Bom apetite!