Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Garatuja sertaneja.

Este prato, extremamente saboroso, trata-se de uma releitura da culinária americana. O desjejum dos cowboys que precisam de uma alimentação reforçada para enfrentarem a labuta com força e disposição.

E por ser mais calórico, vamos tratar como uma das refeições principais do dia.

Em uma panela aqueça água até ferver, junte farinha preparada para polenta. Lembrando que elas costumam vir com sal.


Faça uma massa consistente sempre mexendo. Acrescente manteiga de garrafa e cozinhe bastante. Quanto mais cozida, mais saborosa ficará. Reserve.

Retire a pele de uma boa lingüiça suína, desmanche-a e coloque em uma frigideira. A quantidade é ao seu gosto e proporcional à quantidade de massa que cozinhou.


Adicione bacon em cubos, escolha um que contenha mais carne que gordura. Acrescente cebola e pimenta chili em pó. Esse preparado fica gostoso bem acentuado na pimenta. Frite bem tudo.

Dica: Frite junto aos ingredientes, folhas de alecrim e erva doce. Podem ser do tipo desidratada, apenas moa um pouco com a faca ou martelo de cozinha.

Vamos juntar os ingredientes. A lingüiça frita e a massa de polenta. Volte ao fogo baixo e mexa bastante, sem interromper até que fique um conjunto bem consistente. Prove e acerte o sal.


É necessário colocar em uma forma untada e levar à geladeira ou ao freezer, apenas para que perca calor. Isso fará com que se torne mais uniforme e não desmanchará na próxima etapa.

Coloque um pouco de gordura em uma frigideira. Retire a massa da geladeira e fatie. Vamos fritar até dourar.

Sirva com um ovo frito por cima de gema mole.

O sabor é fantástico!


Bom apetite!


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lugar de ovo é na geladeira.

Vale a pena saber e contrariar muito do que se é dito por aí sobre conservação de ovos.


"...FRESCOR


Quando envelhece, a qualidade do ovo cai. A clara fica mais transparente e menos densa, assim como a gema, que incha e fica com a membrana menos firme.

No Japão, onde se concentra o maior consumo de ovos per capta do mundo, a validade é controlada. "As datas são carimbadas na casca e, em alguns casos, se escreve a data de postura", diz a chef Mari Hirata, brasileira radicada naquele país.

"Em temperatura ambiente, os ovos perdem num dia, em qualidade, o mesmo que perderiam em quatro dias sob refrigeração", diz Harold McGee, que estuda a relação entre ciência e cozinha.

Nos EUA, uma lei obriga os produtores a comercializar os ovos refrigerados. No Brasil, não há regulamentação para isso, mas, em casa, o ideal é conservá-los na geladeira."


Fonte: Folha Online. Leia mais neste link:

Batatas ao forno, fatiadas com pimentões vermelho e amarelo e queijo da canastra no caldo de frango, alecrim e orégano.

Não é um prato principal, mas será um bom acompanhamento para uma carne grelhada.

Corte 1 quilo de batatas em fatias sem casca. Corte em bastonetes dois pimentões: amarelo e vermelho. Pique duas cebolas. Um pouco de alecrim freso e orégano seco. Faça um caldo saboroso da carcaça de galinha (250ml) ou dissolva um desses cubos concentrados.


Em uma assadeira untada com banha de porco, coloque primeiramente 1/3 dos ingredientes por toda a forma e salpique queijo ralado por cima ao seu gosto.

Repita o processo intercalando com pitadas de sal, pimenta do reino em pó, algumas folhas de alecrim e orégano seco.

Ao final da montagem adicione o caldo de frango.


Se for fazer o caldo, frite uma parte de cebola para meia de cenoura e salsão, adicione água e a carcaça do frango. Acrescente alho picado e uma folha de louro. Deixe cozinhar até que a água pegue o sabor dos ingredientes.


Asse a 200º graus por 40 minutos com papel alumínio e depois até corar a superfície sem o papel.


Bom apetite!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Acreditem, fica muito bom!

Domingo cedo, antes do almoço do dia das mães, corri na feira para me abastecer de queijo minas. “Treim bão sô” é chegar em umas das barracas em Uberlândia e provar do frescal ao curado. Rala-se o queijo na hora à escolha do freguês e depois de um bom papo com o produtor, basta virar-se para o lado e ver na barraca seguinte o polvilho doce caipira. Passa pra cá mais alguns quilos e terei pão de queijo garantido por um bom tempo.

Bom, isso foi só pra explicar o prazer de ter um queijo dessa qualidade que servirá como parte integrante do acompanhamento da seguinte receita.

Filé ao molho reduzido de café e pimenta, com batata bolinha recheada de purê ao azeite de manjericão e queijo da Canastra.

Esse prato é pra quem gosta de uma carne macia e ao ponto. Alguns tipos de carne não devem ter uma cocção prolongada para não perderem o suco e a maciez.


Primeiramente vamos cozinhar as batatas com casca e retirar com um boleador uma parte interna das batatas. Reserve o miolo para o purê. Em seguida vamos salteá-las na manteiga de garrafa para deixar levemente crocante por fora.

Com a parte retirada da batata, amasse, misture com leite, manteiga e queijo minas. Prove e adicione o sal após o queijo. Adicione um pouco de azeite de manjericão. Prove, acerte o sal e reserve.

Vamos temperar o filé na hora de levar à frigideira com sal e pimenta. O sal desidrata a carne por isso o sal entra no último momento.

Em uma frigideira pré-aquecida, coloque o filé e observe sua cocção pela lateral. O ponto de virar é quando a cor muda do meio pra baixo. Faça o mesmo processo do outro lado e estará pronto.


Nessa mesma frigideira, adicione café pronto sem açúcar. Essa etapa deve ser cuidadosa, afinal café é um produto de sabor aguçado e tem grandes variações de sabor e qualidade. Se exceder certamente ficará bem ruim. Adicione um pouco de manteiga para engrossar. Não pode parar de mexer e nem deixar esfriar antes de servir, caso contrário o molho deixa de ficar homogêneo. Adicione pouqíssima pimenta e acerte o sal. Pode-se engrossar esse molho com amido ao invés da gordura.



Recheie as batatas com o próprio purê. Assim teremos aqui duas texturas do mesmo alimento e com sabores diferentes.

Sirva e....



Bom apetite!


domingo, 13 de maio de 2012

Do colo às facas.

Primeiramente parabéns a minha mamãe, dona Elvia e parabéns a todas as outras que pacientemente cuidam pra que nos tornemos pessoas boas e felizes. Que dedicam sua vida, tempo e paciência. Que não vêem com sacrifício o ato de criar e educar, pois sentem no peito um amor incondicional por seus rebentos. Mulheres e leoas, mansas e guerreiras, amigas e conselheiras, um abraço e muita paz à todas.

E também parabéns aos alquimistas das cozinhas, que assim como eu, criadores e fantasiosos, dão mais cores e sabores aos alimentos. Misturam texturas, criam formas, decoram e tornam o ato de comer, não somente uma necessidade física, mas um momento de prazer, de recordações. O décimo terceiro dia do mês de maio ficou marcado para nos homenagear. Bom apetite!

Parabéns Mamães!!
Parabéns Chefs de Cozinha!!