Translate

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ítalo 中國的

Uma das culinárias que mais adoro é a chinesa. A mistura de legumes com carnes tenras e molho de soja, tornan-se uma combinação extremamente saborosa. 

Para este prato seremos simples. A proposta é ser rápido pra uma noite de quinta preguiçosa como a de hoje. 

Corte algumas folhas de repolho em tiras, cenoura em bastonetes e tomates em pedaços grandes. Reserve. 

Tempere cubos de filé-mignon com sal e pimenta chili em pó. Em uma frigideira salteie a carne no azeite. Doure e acrescente cebola. Adicione também alho frito, desses que se compra pronto no mercado. 


Deite sobre a carne, agora em fogo baixo, os legumes. 

Dissolva em uma xícara, amido com molho de soja e adicione à carne com os legumes. Mexa e prove. Assim que o caldo engrossar, estará pronto.


Dica: Pingue algumas gotas de óleo de gergelim torrado. (este óleo tem sabor acentuado, coloque aos poucos) 

Nota: Cuidado com sal, molho de soja costuma ter bastante. 

Cozinhe spaghetti italiano em água abundante e um pouco de sal grosso. Escorra, volte à panela e misture com a carne.


Bom apetite!


Arroz integral de açafrão na panela de ferro, com carne serenada, alcaparras, ervilhas, cenoura, tomate e passata.

Para quem acredita que arroz integral é comida só de veganos, vegetarianos ou macrobióticos e que é sem graça e difícil de descer... errou! Pode ser um prato extremamente saboroso e saudável. A maior diferença entre o arroz branco e o que usaremos está nas fibras que o integral possui. 

Lave o arroz normalmente. Na panela de ferro, coloque um pouco de banha de porco e azeite. A mistura das gorduras é feita, pois vamos fritar bastante o arroz antes de deitar água.

Doure bem o arroz, quase ao ponto de aparecer pequenas manchas de tostado, sempre mexendo pra que não grude na panela. No meio desse processo adicione a carne serenada cortada em cubos médios. Lembra da nossa carne? http://lemonpeppercuisine.blogspot.com.br/2012/04/faca-sua-propria-carne-de-sol.html). Não esqueça de dessalgar antes de usar.


Adicione cebola picada e alho em fatias mais grossas. Coloque pimenta vermelha ou dedo de moça sem sementes, bem picada. Nivela água a 2 dedos acima do arroz. Adicione açafrão e prove o líquido. Acerte o sal. 

Corte cenouras em rodelas finas e partidas ao meio. Um ou dois tomates em cubos grandes. Pique um pouco de alcaparras, depois de espremê-las para retirar o excesso de líquido, geralmente um pouco salgado devido à conserva. Junte as ervilhas e reserve tudo junto. 


Assim que á agua baixar acrescente novamente a mesma quantidade de líquido e some ao arroz os ingredientes que estavam reservados e um pouco de molho de tomate italiano. Prove e acerte o sal se necessário.


Dica: Arroz se cozinha em fogo baixo com a panela semi-tampada. 

Dica2: Para esse prato não seque totalmente a água na cocção, deixe o fundo bem umedecido. Antes de servir, acrescente cebolinha e dê uma boa misturada com a colher.


Bom apetite!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Drumettes desossadas e recheadas com chouriço.

Se a ocasião for de um volume maior de convidados para degustar este prato, recomendo fazer com coxas de frango. Pequenas darão mais trabalho e menos rendimento.

Neste caso, como se trata de uma pequena porção, usarei drumettes (coxinhas da asa).

Inicialmente refogue cebola bem picada na faca e um pouco de chouriço igualmente picado e acrescente bem pouco molho de tomate italiano, apenas para umedecer. Reserve.



Desosse as coxinhas com o auxílio de uma faca, mas antes retire as peles, pois vamos inverter a carne e ela não será bem-vinda nesse caso. Tempere com sal e pimenta, recheie com o chouriço e envolva em papel alumínio com a parte fosca para fora. Asse a 230°C por 20 minutos. Retire-as do alumínio e volta ao forno após pincelar com molho de soja. Ele dará uma cor mais bonita ao alimento.


Dica: Use frango orgânico. Aroma e sabor muito diferentes.


Bom apetite!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cuscuz ao modo paulista.

A principal diferença entre o modo mineiro e o paulista de se fazer o cuscuz está na proteína usada. No primeiro caso usa-se frango. Para o nosso paulista usaremos camarão e filés de anchova em conserva.

Tempere os camarões com sal e um pouco de limão. Em uma panela doure-os em azeite de urucum. Reserve alguns para decorar no final. Adicione cebola e alho e frite mais um pouco. Acrescente molho de tomate italiano, ervilha, tomate sem semente cortados em cubos, alguns filés de anchovas picados na faca e pimenta chili.

Deixaremos o palmito mais para o final para não desmancharem na panela. Acrescente farinha de milho até dar consistência de pasta. Sempre mexendo, prove até sentir que não está mais com sabor de crua. Se necessário, adicione água aos poucos para ajudar na cocção. Corrija o sal e sinta a textura. Assim que chegar ao ponto acrescente o palmito.

Unte uma forma para cuscuz com azeite, coloque fatias de ovos cozidos no fundo, ou rodelas de palmito. Esta etapa fica ao gosto artístico do cozinheiro. Coloque o cuscuz na forma e com o auxilio de uma colher pressione para que fique bem firme, compactado.


Caso grude nas costas da colher vá passando em água. Espere esfriar um pouco antes de desenformar.


Bom apetite.



Aperitivos do final de semana

Cerveja Alemã Krombacher (pronuncia-se: Krronbarrá) e coxinha de frango ambos do Frangó, na Freguesia e pra finalizar a noite de sábado, bolinho de abóbora recheado com carne-seca do La Villete na Vilaboim.