Translate

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dica pro fds.


Eu não podia dar uma dica diferente das recomendadas pela maioria dos blogueiros e jornalistas interessados em gastronômia. Para esse final de semana a Virada Cultural, agora com gosto e cheiro de boa comida vindo por aí.

Do hot-dog à galinhada, do espetinho ao baião de dois, todos serão assinados categoricamente por seus conceituados chefs de cozinha de nossa cidade.

Consulte a programação do local e evento, Chefs na Rua, acessando o site:  http://www.viradacultural.org/programacao 

Nos vemos lá!

Salteado de camarões na banha de porco, com amêndoas, alcaparras e batatas em conserva, flambados na cachaça.

Yummi para os americanos, miam-miam para os francêses, schmackhaft para os germânicos, аппетитный para os russos... em qualquer língua, camarão é sempre um prato delicioso. 

Tempere o crustáceo com sal e um pouco de lemonpepper, deixe descansar por alguns minutos na geladeira. Esse tipo de alimento é extremamente perecível. 


Adquira as amêndoas inteiras, existe no mercado as já fatiadas, mas para nosso prato nós mesmos vamos cortar a castanha. Não há problema em comprar as que já vem com sal, apenas equilibre na hora de temperar o camarão.

Escorra o líquido da conserva das alcaparras e esprema-as com a mão para que retire o líquido interno. Normalmente ele é um pouco salgado. Reserve.


As batatas em conserva deverão ser feitas com alguns dias de antecedência para que adquiram o sabor da marinada. Cozinhe-as até ficaram macias, mas não ao ponto de desmanchar. Ao espetar um garfo ela segura e não escapa. Fure-as com um garfo e coloque em um vidro com tampa. Para marinar usaremos azeite, cebola em fatias, pimenta vermelha apenas furada com um palito, sal, alho inteiro e algum ácido de sua preferência, pode ser limão ou vinagre (pouco). Misture tudo a adicione ao vidro até que cubra as batatas. Em torno de uma semana terá sabor. 

Bom, em uma frigideira salteie os camarões na banha de porco, adicione as amêndoas em lascas, as alcaparras e fatias mais grossas da batata em conserva. Deixe corar os ingredientes.


Somente flambe se conhecer o método, não queremos queimaduras ou sustos que possam gerar algum risco.


Bom apetite!


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Brincando de Beef Neguimaki.

Um dos pratos que aprendi nas aulas de cozinha fria da faculdade de gastronomia é o saboroso Beef Neguimaki. O que é um prazer fazê-lo. Trabalhar alimentos em camadas é uma diversão, uma descoberta de sabores e cores. A possibilidade de se criar variações é bem vasta.

O “original”, digamos assim, é feito a partir do contra filé e demais ingredientes como molho de soja (comumente conhecido por Shoyu: pronuncia-se "Xoiú"), mel, gengibre, óleo de gergelim torrado, alho, cebolinha e gergelim branco.

Bem, voltando no nosso beef, vamos mudar os ingredientes. Faremos com lombo de porco, molho de tomate italiano, abobrinha, chouriço e pimenta chili em pó.

Congele meia peça de lombo. Neste estado vamos cortá-la em fatias bem finas e dispor sobre uma folha de papel alumínio ou vegetal próprio para culinária, sobrepondo as bordas das fatias umas as outras formando uma manta de carne. Tempere com sal e pimenta. Passe molho de tomate italiano, sem excesso, apenas para umedecer. Corte no comprimento fatias finas de abobrinha e faça mais uma camada.


Dica: Ferva água e coloque por alguns instantes as fatias da abobrinha para que fiquem maleáveis. Em seguida dê choque térmico em água gelada.

Sobreponha novamente, agora com fatias bem finas de chouriço português. Enrole tudo com o auxilio do papel alumínio.


Importante: Certifique-se de não enrolar o alumínio por dentro do alimento.

Após formar um tubo, cubra totalmente com o papel e feche as bordas para não perder líquido e vapor no processo de cocção. 


Deixe por meia hora em forno a 200°C. Retire a proteção do alumínio, pincele molho de soja e volte ao forno por mais 10 minutos. Retire e pincele agora com aquele azeite de Urucum que fizemos em uma das postagens anteriores e volte ao forno até corar ao seu gosto.


Com arroz branco e mix de folhas fica excelente.


Bom apetite!