Translate

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aperitivo

Chuva e trânsito em São Paulo às 18h é lentidão na certa, além da já habitual. Confesso certa preguiça depois de 2 horas de trânsito intenso, então que tal um tira-gosto, uma russa e um capítulo da sua série favorita?

Cerveja e empanados (lê-se: farinha), podem fermentar até a mente, então vamos optar por algo menos indigesto. Batata, mandioquinha, inhame, tomate, couve flor, cebola, cebolinha, alho frito (desses que já vem pronto)e um pedaço de contra-filé serão nossos ingredientes de hoje.

Descasque e corte os legumes em cubos. Cozinhe no vapor, preferencialmente, e reserve. Corte fatias do contra-filé com espessura de 5 cm. Em uma frigideira, frite a carne e após a cocção, fatie (não cozinhe já fatiada para não perder o líquido). Volte a carne ao fogo e acrescente os legumes. Adicione manteiga de garrafa e azeite e frite por mais alguns minutos ao seu gosto. Acerte o sal, adicione pimenta em molho (tipo tabasco), misture e....



...abra com orgulho uma BALTIKA!

 Bom apetite!


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Olha a pamoooooonha!

Prato típico e tradicional no estado de Goiás, a pamonha, por aqui em São Paulo é iguaria difícil de ser encontrada e não entendo muito bem o porquê, afinal, milho é delicioso. Melhor ainda se juntar linguiça de porco bem frita e queijo minas frescal, cebolinha e um toque de pimenta. Fantástico!

Talvez pela brincadeira: “Pamonha de Piracicaba”, pela qualidade ruim, pelo nome ou por praticamente só se encontrar de doce por aqui, não é algo desejável pelos paulistanos o que é uma pena. Estão perdendo. Se houver uma oportunidade de experimentar a legítima goiana, não deixe passar. Tem com frango desfiado, só com queijo e de queijo com linguiça e pimenta, tem com lombo de porco, com guariroba (um tipo de palmito amargo), catupiry com doce e com creme de leite e várias outras.

Vamos fazer 6 pamonhas médias. Compre 12 espigas com a palha. Corte as pontas e descarte as duas primeiras palhas, as outras, retire e coloque-as em água quente por alguns minutos, elas precisam ficar maleáveis.

Rale o milho das espigas e coe posteriormente. Junte 120 ml de gordura bem quente, pode ser banha de porco ou óleo vegetal: girassol ou milho, fuja do óleo de soja. Misture bem. Adicione, sal, cebolinha e pimenta de bode a gosto, sugiro macerar bem a pimenta para espalhar pela massa. Frite linguiça de porco e corte o queijo em retângulos.

Confesso que esqueci de bater uma foto de como dobrar a palha para encher com a massa da pamonha, então busquei esse imagem na internet. (pt.petitchef.com)


Mergulhe um pedaço de linguiça e um de queijo. Passe outra palha em volta e por cima e prenda com uma liga de borracha dessas de escritório ou barbante de algodão, no caso da liga passe-a em água fervente para retirar um possível gosto que ela venha a soltar. 

Coloque as pamonhas em aguá abundante e cozinhe por 45 minutos. 


Bom apetite!


terça-feira, 24 de abril de 2012

FrancoÁrabeOxenti!

Vamos misturar algumas culturas. Da França o crepe, do nordeste do Brasil a carne de sol, a manteiga de garrafa e o queijo coalho, dos árabes a pasta de grão de bico (homus), dos italianos o molho de tomate e dos suíços o saboroso emmenthal.

Assim serão nossos próximos pratos.

Crepe com carne de sol na manteiga de garrafa, banana e queijo coalho.

Crepe com pasta de grão de bico, passata di pomodoro e queijo emmenthal.

Primeiramente a massa do crepe. Vamos fazer igual da panqueca: 1 copo de farinha e 1 de leite, 1 ovo, sal, 1 colher rasa de gordura e 6 colheres sopa de água. Use uma frigideira de teflon e passe gordura levemente, apenas para garantir que a massa não grude. Abre a folhas de massa e reserve.

Dessalgue a carne de sol (aquela ali do post anterior):


Coloque na panela de pressão e cozinhe por duas ou três vezes até dar pressão. Prove o sal e a textura. Faça a cocção até alcançar o ponto certo do sal. Desfie e em uma frigideira coloque cebola picada para dourar na manteiga de garrafa, acrescente a carne, banana fatiada e pimenta Murupi. É forte e saborosa.


Recheie a massa e adicione queijo coalho junto ao recheio e por cima do crepe depois de fechado, um pouco de orégano e leve para assar por 8 minutos a 300 °C.


Crepe de grão de bico. Sobre a massa, acrescente o molho de tomate italiano, pasta de grão de bico, feche, cubra com queijo emmenthal, orégano por cima e leve ao forno. 8 minutos a 300 °C


Dica: Pasta de grão de bico, conhecida por homus é muito saudável. Processe 500 gramas desse grão sem pele com parte da própria água do cozimento. Deixe uma consistência de pasta grossa. Adicione 4 dentes de alho, meio limão médio, sal, pimenta, cebola, pasta de gergelim e azeite. Pode-se acrescentar, mas sem bater, cebolinha, não queremos uma pasta verde.

Bom apetite!


 FrancoÁrabeOxenti!

Let's mix some cultures. French crepe. Northeast of Brazil corned beef, butter and cheese curd bottle. Arab folder chickpeas (hummus). Of Italian tomato sauce. From the tasty Swiss Emmenthal.

So will be our next dishes.

Crepe with corned beef in clarified butter, banana and curd cheese.

Crepe with paste of chickpeas, passata di pomodoro and cheese Emmenthal.

First, the mass of the crepe. Let's do the same pancake: 1 cup flour and 1 milk, 1 egg, salt, 1 teaspoon of fat and 6 tablespoons water. Use a teflon frying fat and wipe lightly, just to make sure the dough from sticking. Opens the sheets of dough and set aside.

Remove the salt beef and sun (there's that previous post):


Place in pressure cooker and cook for two or three times up to pressure. Try for salt and texture. Make cooking until it reaches the right point of the salt. Shred and place in a skillet to brown onions in butter bottle, add the meat, sliced ​​banana and pepper Murupi. It is strong and tasty.
Fill mass cheese curd together and add to the filling and over the masking after closing, oregano and some baking to light for 8 minutes at 300 ° C.

Now the crepe of chickpea. About the dough, add the tomato sauce Italian paste, chickpeas, close, cover with Emmenthal cheese and oregano on top and bake. 8 minutes at 300 ° C

Tip: Paste of chickpeas, hummus is known for very healthy. Process 500 grams of grain without some of their own skin with the cooking water. Leave a consistency of thick paste. Add 4 cloves of garlic, half a medium lemon, salt, pepper, onion, sesame paste and olive oil. It may be added, but without hitting, chives, do not want a green paste.

Enjoy!


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Faça sua própria carne de sol

Simples de fazer e principalmente sem conservantes, os nitratos e nitritos aguçam cor e sabor e prolongam a vida do alimento, mas são maléficos.

Bom, não cabe a mim passar mais informações, até mesmo porque não sou médico ou químico. Caso se interesse por mais detalhes, segue um link do INCA – Instituto Nacional do Câncer:

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=18

Cubra com bastante sal grosso uma peça de carne, mais ou menos 1,5kg. Pode ser alcatra, coxão duro ou mole, contra filé, não há restrição quanto ao tipo. Quanto ao sal, ache no mercado, se possível, as marcas que não contenham antiumectante, afinal, menos um composto químico.


Após alguns minutos notará o início da desidratação da carne. Este processo, dependendo do tamanho da peça levará até 3 dias. Inicialmente mantenha fora da geladeira e sempre que lembrar, escorra o excesso. Após repetir por algumas vezes, leve a geladeira e continue periodicamente escorrendo o líquido que vai acumulando.

Quando notar que não há mais líquido, retire o excesso de sal. Mantenha sob refrigeração.


Nota: Carne de sol também conhecida como carne de sereno ou serenada, não vai ao sol. A que fica exposta é o charque.

É isso!

 Jerked beef

Simple to make and especially without preservatives, nitrates and nitrites increase flavor and color, but are harmful.

Well, I am not doctor or chemist. If interested in more details, here's a link to the INCA - National Cancer Institute:


Cover with plenty of salt a piece of meat, plus or minus 1.5 kg. There is no restriction on the type.

After a few minutes will notice dehydration of the meat. This process, depending on the size of meat. Can takes up to 3 days. Initially keep out of the fridge and always remember drain off the excess. After repeating a few times, take the refrigerator regularly and keep pouring the liquid that accumulates.

When you notice that there is no more liquid, remove the excess salt. Keep refrigerated.

That's it!

domingo, 22 de abril de 2012

Pernil desfiado com cereja e pimentão.

Começando de trás pra frente, procure por um bom pão italiano ou ciabatta. Pode ser com spaghetti ou como recheio de um pão sírio com generosas fatias de tomate temperadas suavemente com limão e sal. Até mesmo no pãozinho francês (semelhante aos tradicionais sanduíches de pernil das “padocas” de Sampa).

Trata-se de um prato que demanda um pouco mais de tempo, então recomendo que faça um 1,5 kg de pernil.

A carne de porco pode ter um odor forte, se for o caso, lave-a com limão. Tempere e deixe marinar por 4 horas. Usei: sal, alho, chili em pó, mostarda em grãos, lemon pepper e vinho branco seco. Asse, desfie e reserve.


Asse também 4 pimentões médios, vermelhos e amarelos, até que a pele queime. Retire e abafe. Pode-se usar um saquinho, mas deixe esfriar um pouco para não correr o risco de derreter o plástico. Retire a pele e as sementes e corte em cubos.


Corte cerejas em pequenos pedaços, destas em calda, não a fruta in natura. Reserve. Faça o mesmo com azeitonas.


Em uma panela doure cebolas em fatias, acrescente o pernil, os pimentões, as cerejas, as azeitonas e um pouco de Shoyu (pouuuuuuco). Apague o fogo e deixe o calor residual fazer os ingredientes soltarem aroma e sabor.

Adicione 300 ml de azeite de oliva. Não queremos o aquecimento da gordura para não perder as propriedades nutritivas.

Prove e acerte o sal. Adicione pimenta Habanero. Ela é muito saborosa.

Dica: Para dar uma cor mais bonita ao alimento, em 500 ml de azeite acrescente 200 g semente de urucum e leve ao fogo baixo. Vamos aquecer um pouco a gordura para que o pigmento colorante seja liberado. Volte para a garrafa e use em seus pratos.



 Pork with cherry and sweet pepper.

Starting behind, look for a good Italian bread or ciabatta. It can be with spaghetti or as a filling for pita bread with a generous tomato slices lightly seasoned with lemon and salt, or in the french bread.

This is dish that requires a little more time then I recommend you make a 1.5 kg ham.

Pork may have a strong odor, if any, wash with lemon. Season and marinate for 4 hours. I used salt, garlic, chili powder, mustard seeds, lemon pepper and dry white wine. Bake, shred and set aside.

Also bake sweet peppers 2 red and 2 yellow until the skin to burn. Remove and smother. You can use a bag, but let it cool a bit as you run the risk of melting the plastic. Remove skin and seeds and cut into cubes.

Cut cherries into small pieces, these in syrup rather than fresh fruit. Reserve. Do the same with olives.

In a pan sauté sliced ​​onions, add the pork, peppers, cherries, olives and a little soy sauce. Turn off the heat and let the residual heat to loosen the aroma and flavor ingredients.

Add 300 ml of olive oil. Do not want to heat the fat to avoid losing the nutritional properties.

Try and hit the salt. Add Habanero pepper. It is very tasty.

Tip: To give a more beautiful color to the food in 500 ml of olive oil, add 200 g of annatto seeds and cook on low. Let's warm up a little fat for the coloring pigment is released. Go back to the bottle and use on their plates.