Translate

sábado, 7 de julho de 2012

Biscoito de queijo feito com coalhada, creme de leite e manteiga de garrafa.

Biscoito de queijo é um vício para mim. Filho de um mineiro e uma campo-grandensse, uniram-se os históricos das famílias que fizeram da combinação polvilho e queijo, deliciosas quitandas.

E o mais legal de se trabalhar com esse tipo de massa é a possibilidade de variar os ingredientes. Assim como criei para esta receita.

Desculpe a falta de imagens durante o processo, me envolvi e acabei esquecendo de tirar. Mas não tem segredo.

500 g de polvilho caipira
350 g de queijo minas da Canastra ralado fino
100 g de parmesão ralado grosso
50 g de gorgonzola
200 ml de coalhada caseira*
150 ml de creme de leite
100 ml de manteiga de garrafa (manteiga do sertão)
5 a 6 ovos caipiras
sal

*Coalhada: Ferva 2 litros de leite, dê preferência aos de saquinho. Após abrir fervura, apague o fogo e espere que o leite resfrie até 45ºC. Coloque um copo de iogurte integral natural. Tampe, envolva em uma pano de prato e deixe em uma lugar fechado como um forno de microondas ou forno convencional. Deve ser um lugar que não receba frio, abafado para que dê certo. Cerca de 12 a 15 horas terá a coalhada, mude para outro recipiente e conserve em geladeira.

Misture todos os ingredientes em uma vasilha em temperatura ambiente. Com exceção do sal e dos ovos. Certamente a manteiga de garrafa terá que aquecê-la um pouco para ficar líquida (30 segundos no microondas ou em água quente.)

Será através dos ovos que vamos achar o ponto certo da massa. Coloque um a um sempre mexendo com as mãos, até que a massa desgrude com facilidade. A média é de 5 ovos mas dependendo da granulação do polvilho pode-se levar um ou dois a mais. Prove a massa e acerte o sal, lembrando que o sal nesses tipos de queijos tem uma variação grande entre marcas ou regiões de produção.

Asse a 200ºC por 20 min em forno elétrico ou 25 no convencional ou até ficarem levemente dourados.


Bom apetite!



2 comentários:

  1. Estou comendo um agora, enquanto comento. Como é feio falar de boca cheia: Hummmmmmmmmm.

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia, unir a região nordeste e suldeste é um desafio que vale a pena. Parabéns!

    ResponderExcluir