Translate

sábado, 23 de junho de 2012

Arroz finalizado no forno com legumes, carne e ovos.

Antes de começarmos esse prato, notarão a ausência de imagens que mostrem os ingredientes usados. Hoje precisei cozinhar rápido. Febre danada que me pegou.

O arroz de forno até onde vi ser feito em casa ou na casa de parentes e amigos, foi com as sobras de várias gêneros. Uma salada de legumes, o arroz, uma carne, um frango assado e por aí vai. Ou seja, não há uma receita específica que defina o que seria um arroz de forno.

Para o nosso não farei com sobras, iniciarei do zero. Porção para 3 pessoas: 1 xícara de arroz, um pedaço de 150gr de filé mignon, brócolis, ervilhas, cenouras, tomates, cebolinha, tudo a gosto, mas proporcionalmente. Coloque as quantidades para que se sinta todos os sabores. Nenhuma deve sobressair.



Em uma panela faça o arroz: cebola e alho refogados, adicione o arroz e frite tudo mais um pouco, água com um dedo acima, meia tampa e fogo brando. Quando ainda estiver úmido o arroz e já macio, ou seja, com um fio de água no fundo desligue o fogo. Não queremos um arroz ressecado ao sair do forno.



Em uma frigideira comece pela carne cortada em pequenos cubinhos. Frite-a previamente temperada com sal e pimenta. Adicione o restante dos ingredientes e frite mais um pouco. Agora misture na frigideira o arroz da panela. Acrescente 3 ovos crus misturados com um pouco d'água. Por cima adicione queijo minas ralado e um pouco de orégano.

Leve ao forno para finalizar a 250ºC por 10 minutos.


Dica: ao retirar do forno notará o ovo cozido e o aspecto de um grande omelete, então, antes de servir, misture tudo novamente, desmanchando os pedaços de ovo até que o arroz volte a ficar soltinho.



Bom apetite!



Um comentário: